domingo, 2 de maio de 2010

Relação entre dança e a Educação Física



Barreto (2005, p.116) relata que “Os PCNs inserem a dança na área de
“Educação Física, no bloco das atividades rítmicas e expressivas, considerando-a uma manifestação da cultura corporal, que tem como característica as intenções de comunicação e de expressão, por meio de gestos e estímulos sonoros”. A partir desta inclusão nas escolas, percebe-se a existência e aumento, por parte de Educadores, da preocupação em se trabalhar dança nas aulas de educação física. Ainda que o Brasil seja um país rico em manifestações dançantes, isso não facilita seu ensino como meio de educação nas escolas, pois muitos acreditam que este conteúdo seja um conjunto de movimentos prontos a ser reproduzido da mídia ou das coreografias populares.


A dança apresenta-se como uma das formas de atividades físicas mais completas, pois está presente no desenvolvimento integral do ser humano.

A dança como prática da educação física completa e equilibra o processo educativo.

OliveiraV. (2001, p.14) menciona que:

"Uma das atividades físicas mais significativas para o homem antigo foi a dança. Utilizada como forma de exibir suas qualidades físicas e de expressar os seus sentimentos, era praticada por todos os povos, desde o paleolítico superior (60.000 a.C.)."

Para Cunha (1992, p.11)

“ A dança merece destaque junto à Educação Física complementando as atividades de "ginástica, lúdicas, esportivas e recreativas". Também para Claro (1988, p.67) "(...) a dança e a Educação Física se completam", em que "a Educação Física necessita de estratégias de conhecimento do corpo e a dança das bases teóricas da Educação Física".


Um comentário:

  1. ainda temos que lutar contra esse senso comum de que dança nada mais é que um momento para se descontrair. ele pode e deve fazer parte do conteúdo da educação física, pelos fatores educacionais que a dança propicia, além de ser um ótimo momento para se trabalhar a motricidade da criança.
    mto bom o blog.

    http://blog-do-faibis.blogspot.com/

    ResponderExcluir